O RH!

Publicado: dezembro 16, 2010 por Gabs em Teorias e Causos do Gabs
Tags:, , , , , ,

Eeaea moçadaa!!
Tudo bem com vocês??
Estava ouvindo outro dia as promessas que as pessoas fazem pro ano que virá…e são sempre as mesmas : Emagrecer, estudar, parar de se drogar e…..arranjar um emprego melhor..
E essa última promessa me fez lembrar de tudo o que eu penso sobre o RH das empresas, mas que não havia me manifestado justamente por trabalhar em um…
Me desculpem os psicólogos, mas sempre achei que a diferença entre eles e os loucos é que eles possuem a chave do hospício….
Acho que todos já passaram ou passarão por algum processo seletivo na vida, e verão um verdadeiro espetáculo de falsidade e loucuras…
O que mais me intriga é por que, que os entrevistadores fazem perguntas que sabem que os candidatos irão mentir…
O cara senta lá na mesinha e começam as perguntas:

• Entrevistador: Aqui na empresa, nosso ritmo de trabalho é acelerado e intenso, você vê isso como problema?
• Candidato: Claro que não, acho ótimo! Meu sobrenome é trabalho, sinto um prazer imensurável no meu trabalho!Sou uma pessoa que adora desafios!

Rá..tá bom…todo mundo adora desafios né? Faz assim, véspera de feriado…5 pras 18..
”ah, acho que vou sugerir pro meu chefe criar um outro relatório pra medir a eficácia do caralho a 4! E como gosto de desafios, quero terminar antes de ir pra casa, e vou fazer isso com o mouse enfiado na garganta, porque adoro desafios!! Nem que eu precise passar o feriado todo aqui..ebaaaaa.”

Nem os Teletubbies são tão babacas assim….

• E: Porque você deveria trabalhar aqui?

• C: Ah! Nasci pra isso, é um dom, desde pequeno tenho esse sonho e sei realizar essa tarefa como ninguém! Sinto imenso prazer em comprar lanche pra secretária e ficar tirando xérox e pegando fila em banco….ser Office-boy é meu destino…

Mas o pior ainda não passou….depois das entrevistas mentirosas vem talvez a etapa mais medíocre já inventada: Dinâmica em grupo!!

Nossa….que bizarrisse….

Um círculo com um monte de gente e a pergunta realmente fundamental:

Que animal você seria?

Porra eu quero um emprego! Pergunta das minhas habilidades, mas você prefere saber que porra de animal eu sou?
E tipo, qual a resposta certa? Se você falar que queria ser um tigre de bengala, contratado, se eu disser que quero ser um jacaré do papo amarelo….obrigado, em breve entramos em contato com você…

E é aí que todo mundo começa a mentir de novo!!
Todo mundo de repente quer ser uma águia ou um leão! Mas nunca vi tanto burro e anta nas empresas…acho que alguém mentiu na hora de dizer seu animal…

No meu caso por exemplo: tinha um monte de cartõezinhos com nome de animais, e as pessoas tiravam o cartão e tinha que dizer em qual aspecto se parecia com o bicho em questão.
Como eu não quis me acotovelar com aquele bando de desesperados eu acabei pegando a última carta que sobrou…que foi uma tartaruga! (Donatelo, papai te ama).
Na hora que me perguntaram o por que da tartaruga, eu queria responder claro e objetivamente:
”Por que demorei pra levantar da cadeira, e foi a única que restou…” ou então
“Por que sou casca grossa, gosto de dormir e quero viver 115 anos”….
mas não..tive que dizer um monte de patacoada…

Aí começam as atividades de educação artística….dobra papelzinho, pinta desenhindo, monta quebra-cabecinha….se você estiver disputando vaga de emprego com um pivete de 6 anos…você se fudeu…o emprego é dele!!!
Afinal não importa o quanto eu aprendi na faculdade….importa o quanto eu aprendi no prézinho!

Imagine você contando o veredito da entrevista para seus familiares e amigos:
Putz, não consegui a vaga de gerente lá naquela empresa….não soube fazer um origami de um tamanduá requebrando….

E por último uma perguntinha pra ter certeza se o seu perfil atende as necessidades da empresa:

Como você se vê daqui 20 anos?

Ah, me vejo careca, barrigudo, me tratando nos alcoólicos anônimos e de preferência em um lugar que trabalhe muito pouco e ganhe muito….
Todos pensam isso… mas ninguém tem coragem de dizer isso!
Então você diz:
“Ah, me vejo trabalhando aqui ainda, com um cargo de liderança e muito satisfeito por ter ajudado a transformar essa valiosa empresa em uma referência no segmento!”

Então quando vejo um amigo meu desempregado, já logo saco: Ia mal nas aulas de Ed artística né?


Grande abraço…
Gabriel

PS: Precisando de dicas em dinâmicas..estamos aí!
PS 2: RH das empresas, amo vocês! Não levem isso a sério ta?

Anúncios
comentários
  1. Ana Paula disse:

    Gabs… Estou chateada com vc de verdade, por pensar assim dá minha profissão… buaaa

    • Maira Godoi disse:

      Gabisss, meu querido!!
      Se fosse eu, Psicóloga, conduzindo tal processo, sem sombra de dúvidas esse candidato seria REPROVADO, justamente porque existem MUIIIITOS OUTROS FATORES além do dito, verbalizado racionalmente… o que é na realidade, o mais importante do que uma resposta SUPOSTAMENTE CERTA de 1 + 1 = 2.
      Mas, é uma PERCEPÇÃO de fato, para poucos.
      Valeu o esforço!!!
      beijocas

  2. Roberta disse:

    Nossa Gabriel, quanto rancor no seu coração!
    Mas foi bom relembrar alguns processos aqui na empresa.
    Sabe….acho que aconteceu exatamente isso em algumas dinâmicas de aproveitamento interno. Que interessante!!!! Legal, vou divulgar isso a todos os nossos amigos. Afinal, eles devem ter cuidado para não caírem em armadilhas…
    Ah! Estava esquecendo…. vou divulgar também para os condutores das dinâmicas. E não posso esquecer do Luís.
    Parabéns!

  3. Gisa disse:

    Gabs,
    Parabéns pelo texto, você realmente conseguiu transmitir sua mensagem.
    Não imagino uma maneira ou alguém que fizesse melhor, mudar de departamento te proporcionou habilidades específicas para conseguir mostrar a todos a importancia da area de RH, muito corajoso da sua parte assumir publicamente sua ignorância perante este conteúdo, mesmo tendo trabalhado tanto tempo na área. Reconhecer “o não saber” enaltece o homem, além de ser uma habilidade que nós enquanto profissionais de RH valorizamos durante o processo de desenvolvimento de pessoas.
    Fizemos um bom trabalho com você, Parabéns!!!!!
    Precisando do apoio do RH estamos a disposição.
    .

  4. Anonimo! disse:

    Parábens pelo texto!!
    Muuuito bom!!!
    Não vou me identificar porque trabalho aqui também…e pelo visto o senso de humor das pessoas daqui não são dos mais aflorados.
    São realmente situações constrangedoras, isto para mim que sou jovem..imagine só aquele senhorzinho de 40 e poucos tendo que fazer essas papagaiadas…..hahahah quero fazer isso com um mouse na garganta…hahaha muito boa pessoal!
    Parabéns de novo!!

    • Maira Godoi disse:

      Ué Pessoal (inclusive Sr Anônimo!! rss), um dos objetivos de um Blog não é trocar idéias, abrir espaço para se colocar opniões???? Que inclusive, é hiper natural que sejam diferentes… Então, não é uma questão de “senso de humor” e sim de OPINIÕES DIFERENTES, que variam de acordo com o conhecimento, experiência e ou entendimento de cada um.
      Além do mais, QUE BOM QUE SÃO OPINIÕES DIFERENTES, afinal é exatamente isso que dá o colorido, o movimento.. na Vida e da Vida.
      Um ótimo final de semana para todos!!
      beijo,

  5. rs…vc ta querendo que os caras te mandem embora Gabs?
    bjks
    Mary Help

  6. @Gaby_luisa disse:

    Gostei muito deste texto e do blog em geral!
    Vocês escrevem muito bem, Parabéns! *-*

  7. …. hummm !!!

    Gabs, Acho que você será preso… assim como o Juliam Assange. hahaha!!!

  8. Ana Paula (FACULLL) disse:

    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BOMMMMM!!!

    Esses processos de seleção são desgastantes e idiotas demais (na minha humillde opinião!).
    Vc esqueceu de mencionar que geralmente a vaga já está visada… tipo alguém indicou o menos capacitado (claro) e os outros tontos só foram fazer figuração… rsrsrsrsrs

    É um ponto a ser levantado!!!!!!!

    Adoro seu senso de humor…

  9. Carol disse:

    Gabs!! Parabens pelo texto…esta muitoooo bom!…Falando nisso…eu tbm ja tive que escolher um animal…e meuu…nunca é o certo…hahahah…da proxima vez vou tentar um ornitorrinco…hahahahha…
    E nao sei se ja aconteceu com vcc…maaaass…hahaha…em uma seleção que eu fiz…eu tive que fazer uma cena…éééé…issso mesmooo…hahaha…tivemos que nos dvidir em grupo, escolher os personagens, criar uma situação e fazer uma cena…tipo…tudo em 3 segundos..hahahahah…ainda bem que eu queria o cargo de nutricionista do hospital e nao de atriz em alguma novela mexicanaaa…hahahah…

    Beijooo Gabss

  10. Rafael Spigai disse:

    Gabriel, boa tarde.

    Realmente você resumiu em boas palavras o trabalho desses profissionais. Estou feliz por tal brilhantismo num processo descritivo sobre algo, que, nesse caso, uma profissão.
    Gostaria de parabenizar o autor pelas verdades expressadas no texto, que realmente, quem já passou por processos seletivos como esses, vive à questionar os métodos utilizados.
    Gostaria de focar nisso (métodos), pois pelos comentários anteriores, os profissionais da área se sentiram incomodados, porém, ao ler com a atenção merecida à esse texto, percebemos que não há critica aos profissionais, mas sim, aos métodos utilizados para verificar um candidato apropriado para a vaga.
    Gabriel gostaria de dizer que criticas construtivas até valem a pena para nosso crescimento, porém, infelizmente não foi o que aconteceu anteriormente. Continue expondo esse talento único de nos trazer alegria.

    Obrigado pela atenção,
    Uma boa tarde a todos.

  11. Anônimo... disse:

    Gabriel, apesar de ser psicólogo e me utilizar de algumas técnicas de dinamica de grupo, ri demais ao ler o seu texto.. Ri porque seu senso de humor é inquestionável e você tem muita habilidade para escrever. Acredito que você tenha atingido seu objetivo de fazer as pessoas rirem, pois só pode ter sido este o objetivo, já que enquanto crítica construtiva este texto sequer pode ser considerado, primeiro porque não se pode criticar o que não se entende, segundo porque falar até papagaio fala (ops.. desculpe, você escreveu né, isso papagaio não faz. rs…)
    O que escreveu é verdade, no ponto de vista daqueles que não entendem os metodos que são utilizados e nem porque estes métodos foram escolhidos… (pode-se perceber que a maioria das pessoas enxerga assim, até por isso concordaram com o que foi escrito)…Por isso a formação em psicologia é importante , os psicologos conseguem ver além do obvio, além daquilo que se mostra superficialmente…
    O que faz você ser ou não seleconado, ou não, com certeza não é o animal que você escolhe, nem apenas o que você diz… vai muito além disso, mas isto.. você nunca vai saber. rs..
    Desculpe, minha intenção não foi ser indelicado… de qualquer forma fica uma dica… da proxima vez critiquepropagandas de TV.. disso você deve entender… afinal, você é da área de marketing, não é?

    Abços

    • Gabs disse:

      Fico feliz que este post esteja dando o que falar…rsrs é bacana ter essa variação de opiniões….e Sim, este é um blog de humor, este blog é tão sério quanto os parlamentares deste país….
      Sindicatos…fica a dica: não temos a intenção de rever profissões nem o processo de recrutamento e seleção do mundo….

      Quanto a sugestão dada…nós já temos um texto falando sobre comerciais…

      Cliquem no link abaixo ou escrevam “Comerciais” no campo pesquisenâncios!

      https://venancios.wordpress.com/2010/08/09/comerciais/

      Tenham uma boa leitura!!!

      Aquele abraço!!

  12. Marcio Roberto disse:

    Fala Gabriel, muito bom esse texto cara, muito legal mesmo, dei muita risada!!!!!

    Eu nunca participei de uma Dinâmica, mais já participei de algumas entrevistas onde eles perguntavam “qual animal vc seria?’ e lógico que nunca pensei nisso e me dei mal nessa entrevista. Mais eu descobri depois qual seria a melhor resposta, eu tinha que ter falado que eu seria uma formiga, pq meu sobrenome é “trabalho em equipe”, supero desafios carregando coisas maiores que eu nas costas, se tiver fogo perto do formigueiro elas se matam pra apagar o fogo, morre pela empresa, e mais uns negocio desses, hauhauhauh.

    Na empresa onde eu trabalhava, o RH achava que todos os funcionários eram iguais, se vc chegasse 8 horas em ponto, vc não fazia mais que sua obrigação, o engraçado é que se vc chegasse esse horário só iria ter vc uns gatos pingados la, e os chefes mesmo só chegam pra la das 8:30.
    Onde eu trabalhava, se vc fosse um bom funcionário, chega no horário, trabalha certinho, não briga com ninguém, trabalho sempre em ordem e pontual, ta sempre do lado da empresa, e uma hora te aparece uma oportunidade única na vida, como sair do pais, ou coisa parecida e vc precisa da ajuda da empresa pra ser demitido, pronto, vc ta fudido, nem acordo os caras fazem, agora se vc chuta o balde, chega tarde, faz tudo errado, briga com todo mundo, ai vc consegue essa ajuda da empresa, Irônico não!!!!

    Mais o pior de tudo, é quando vc já ta trabalhando, e do nada entra uma pessoa bem retardada e que faz tudo errado e vc pensa “puta que pariu oq q esse cara fez na Dinamica pra estar aqui agora” hauhauhauh.

    Falo meu querido, continua com esses textos que estão muito bons, vc tem uma qualidade incrível pra escrever, queria eu ter a metade desse talento, pq eu escrevo muuuito mal veio, huahuahuha é embaçado. E continua fazendo criticas sim veio, afinal, agente não precisa ter doutorado no assunto pra conseguir criticar coisas que não concordamos, e é incrível o tamanho do ego daqueles que se acham superiores e dizem que certas coisas “nunca vamos entender”…

    Bom é isso ae Abração cara, se cuida!!!!!

  13. Junior disse:

    Uma vez uma gerente de RH falou pra uma coordenadora que queria demitir umas seis pessoas que tinha alguma coisa errada no processo de contratação. Infelizmente ela não percebeu que quem contratava era ela mesma…De qualquer forma acho que independente se o processo é bem ou mal conduzido, certas peculiaridades do funcionário só vem a tona no dia a dia da empresa. Proponho um novo método de contratação, o de contratar gente sortuda, e não “qualificada”. É bem simples: Peguem os curriculos, joguem pro alto e peguem um no ar, uma coisa é certa, o escolhido nasceu pra lua…rs

  14. Junior disse:

    Agora falando sério, o pessoal se ofendeu por bobeira. Este blog é como uma caricatura. Vou explicar melhor, você vai em um lugar (festa, evento empresarial e etc) e aí tem um cara fazendo caricaturas e ele faz uma sua. No desenho seu nariz que é um pouquinho maior vira um nariz de tamanduá, sua orelha que é meio de abano fica igual a do Dumbo e assim por diante. Você briga com o cara? Chinga Deus os seus pais que não te fizeram perfeito? O máximo que você faz é rir do desenho e quem sabe, um dia, se der, talvez faz uma plástica, afinal o desenho é exagerado e seu “defeito” nem é tão grande assim.
    Então na boa, duas dicas, especialmente aos psicológos presentes que se ofenderam. 1 – Tenham mais senso de humor e deem as coisas a devida importância que elas tem, esta por exemplo é NENHUMA
    2 – Se ainda assim resolverem dar importância a “Caricatura”, que ao menos sejam humildes e reconhecam que se de alguma forma o autor transmitiu a sua imagem daquela maneira não é porque a visão dele está deturpada, mas sim porque em algum momento aquele defeito apareceu, mesmo que pequeno, mas apareceu, e aí aprenda a viver com ele ou o corrija na primeira oportunidade que tiver.
    Abs a todos e boas festas

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s