Uso dos ensinamentos na procura de um emprego

Publicado: agosto 17, 2010 por Anderson Gonçalves em Devaneios e Causos do Anderson!
Tags:, , , , , , , ,

Nunca pensei que usaria os ensinamentos de um Venâncio para alguma coisa na minha vida. Me enganei?

Sexta feira, 23 de julho. O relógio do meu celular maltratado pelo tempo e por quedas, marcava 15h15. Quando uma ligação de um número desconhecido chama minha atenção.

Alô? – eu atendo com essa pergunta ridícula…

_ Por favor, o senhor Anderson?

(…Quando me chamam de senhor, já começo a ficar preocupado. Só pode ser cobrança ou alguém oferecendo aqueles produtos e serviços que só sugam as pessoas…)

Sim? – mais uma resposta ridícula…

– Meu nome é Venância, sou da Venâncios consultoria. Recebemos seu currículo e gostaríamos de marcar uma entrevista com o senhor, pode ser?

(…É claro que ela explicou os valores, horários e benefícios da vaga. e convenhamos era ótimo… )

CLARO! Confirmada a entrevista para amanhã.

NO DIA SEGUINTE:

Sai de Aruja City rumo a Av. Berrini, Zona Sul de São Paulo. Depois de longas horas de ônibus, metro e trem. Chego ao imponente prédio da Venâncios Consultoria.

Mais 2 venâncios também aguardavam no local. Bom… Adiantando um pouco.

É chegado o momento, os 3 entram na sala, cujo ar condicionado não esfriava o ambiente, mas sim congelava.

Dentro da sala, acredito que vocês saibam o que acontece. Aquelas dinâmicas sem lógica alguma, perguntas pessoais do tipo – O que você gosta de fazer? Qual sua experiência profissional? E aquela bendita pergunta

– Qual são seus pontos positivos e negativos?

OK! Vamos pensar um pouco… Será que alguém em sã consciência falaria seu verdadeiro ponto negativo? Do tipo: – Ah! Meu ponto negativo é ser chato pra cassete ou não consigo controlar meus gases ou não gosto de mulheres… (Brincadeira!!!)

Primeiro que não conseguimos definir nossos defeitos e muito menos reconhecê-los. Partindo desse ponto. É claro que todo mundo fala:

-Sou tímido, ansioso, teimoso, pessimista… etc

TODO MUNDO TEM AO MENOS 1 DESSES DEFEITOS!!! Chega a ser do ser humano e não um ponto negativo. Na verdade são pontos negativos, mas não verdadeiros. São os politicamente corretos.

Então, quando a Venância fez essa pergunta e olhou em meus olhos. Respondendo com firmeza eu falei:

– Sou ansioso…

Ok! Ok! Pulamos essa parte.

Mas então,

Quando pensei que a entrevista acabaria ali… A Venância, nos propõe outra dinâmica. No qual ela sortearia temas e teríamos que discorrer sobre o assunto por 2 min.

Agora sim esse post faz sentido. Tive a sorte grande de pegar o tema sustentabilidade. E tentando fugir um pouco do contexto global deste assunto, falei sobre a sustentabilidade como papel individual do cidadão.

De repente um insight:

(… O mundo fantástico das bitucas de cigarro…) – Um post do Venâncio gabs onde ele fala sobre o habito dos fumantes jogarem as bitucas em qualquer lugar.

Pronto! Por 2 longos e incessantes minutos, discorri sobre o tema. Foi bem legal, arranquei algumas risadas e olhares de confirmação. Bom… Partindo do ponto em que nunca pensei em usar um ensinamento na minha vida. O resultado foi ótimo. Pelo menos daquele instante até eu receber a resposta da vaga.

Alguns dias se passaram e nada, nenhuma ligação, nenhuma e-mail, nenhuma spam… nada, nada!

Opa! Um e-mail!

Engano, era um cara me parabenizando pelo prêmio de 1 milhão de reais e pedindo para que eu coloque meu CPF para que o dinheiro caia imediatamente na minha conta.

Opa! Mais um e-mail!

Agora sim, da Venâncios consultoria.

Segue o e-mail:

Anderson,

 Agradecemos a participação do processo seletivo. Porém não será possível aproveitá-lo. Seu currículo ficara em nosso banco de dados para… Bla! Bla! Bla!

No final de tudo isso, tive uma certeza:

Os ensinamentos de um Venâncio, realmente não servem para nada.

Ótima semana,

Sorriam!

Anderson Gonçalves

comentários
  1. Juh disse:

    Não fala assim dos venencios…eles servem sim, pra mta coisa…so não lembro de nenhuma agora, rs

Obrigado!

